ágape

ágape

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O amor de Deus esteja presente em todos os corações...

Assim afirma a Bíblia. Ao ler a descrição que Paulo faz dos sete passos na condescendência de Cristo, de Seu maravilhoso ágape que O levou a abandonar Sua morada celestial para humilhar-Se até a morte de cruz (Filipenses 2:5-8), isto pode nos parecer algo impossível. Mas Paulo diz virtualmente: “Não, não é impossível!”. “Haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”.

Jesus não nos diz: “Contemple Minha vida caracterizada pelo ágape e se maravilhe, mas não se esforcem em vão, pois jamais você obterá algo parecido”. Não! Mas nos diz: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis” (João 13:34). “A energia criadora que trouxe à existência os mundos, está na Palavra de Deus. Essa Palavra comunica poder e gera vida. Transforma a natureza, restaurando-a à imagem de Deus”. Nunca nos pede que façamos o impossível. Podemos, quando ingressamos humildemente em Sua escola e Lhe permitimos que nos ensine.

O verdadeiro amor, ágape, é absolutamente abnegado, pronto até mesmo a renunciar à salvação pessoal para o bem de outros. O modelo é o amor de Cristo, que morreu o equivalente à segunda morte. Este amor permanente no coração, expulsa o egocentrismo, a causa da mornidão, e terminará a pregação do evangelho.

Jesus ensinou que o amor-próprio é uma virtude - “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mas eles são forçados a entender mal o mandamento. O erro fundamental da imortalidade da alma desfocaliza todas as suas visões da justiça pela fé.
Jesus disse que o amor-próprio é uma virtude, um pré-requisito necessário para se mar os outros.

Jesus ensinou que a pessoa convertida amará a seu próximo tão naturalmente como amou o ego antes da conversão. Somente quando o eu é crucificado com Cristo podem os homens ter um verdadeiro sentido do próprio valor. Isto acontece quando o amor próprio, coluna central do reino de Satanás, é expelido da alma pela fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário